Com o objetivo de acompanhar as atividades Pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino da EJA, a Coordenadora Pedagógica desta modalidade de ensino, Jozenice Fernanda de Oliveira fez visitas as escolas municipais da zona rural onde é lecionado a Educação de Jovens e Adultos(EJA). A secretaria municipal de educação organiza mensalmente um cronograma de visitas, onde através das mesmas é observado possíveis necessidades encontradas e a partir daí apresenta sugestões para melhoria do desenvolvimento escolar . Além das visitas, reuniões mensais acontecem na sede da secretaria para que haja um amplo debate sobre o assunto entre as professoras e a equipe educacional para definição de estratégias e ações que visem a melhoria na qualidade da educação do município.
pmrgodeiro@brisanet.com.br
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
SEMEC realiza capacitação para professores do EJA
A prefeitura Municipal de Rafael Godeiro realizou através da Secretaria Municipal de Educação(SEMEC), que tem à frente a profª Maria Luzilania Maia, mais um encontro para Formação Continuada dos alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado da zona Urbana e Rural da rede municipal de ensino.A Formação Continuada, que é uma proposta e exigência do Programa, é um momento necessário para melhorar a prática e funcionabilidade do Programa Brasil Alfabetizado.”Através desta formação pode-se certificar dos pontos que vem dando certo bem como das dificuldades encontradas na aplicabilidade do Programa Brasil Alfabetizado”, afirma Maria Luzilania Maia,Secretária Municipal de Educação.Além do mais destacou a Secretária,”O encontro de Formação Continuada auxilia no planejamento das ações a serem desenvolvidas durante o mês em curso,propiciando um melhor desenvolvimento dos trabalhos a serem realizados entre os coordenadores e alfabetizadores, tendo como conseqüência a melhoria na qualidade do ensino”.Vale destacar que durante a vigência do Programa no município que em sua adesão consta de 08 meses,são realizados 08 encontros de Formação Continuada, com carga horária de 08 horas para cada encontro realizado,totalizando 64 horas de formação presencial e ou/ coletiva.
GARANTIA SAFRA 2010-2011
ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA O GARANTIA SAFRA 2010/ 2011.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA)informa que está aberta as inscrições para agricultores familiares ao Programa Garantia Safra 2010/2011. Nesta Safra o valor do benefício será de quatro parcelas de R$ 160.00 , totalizando 640.00.Para se inscrever o agricultor deve procurar o escritório local da Emater ou a Secretaria de Agricultura. Os benefícios são pagos diretamente aos agricultores em parcelas mensais, por meios de cartões eletrônicos oferecidos pela Caixa Econômica Federal. O agricultor recebe o benefício sempre que as perdas na Safra forem pelos menos da metade das lavouras de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão ou outras atividades agrícolas de convivência com o semiárido. O Garantia safra é um seguro para agricultores familiares que sofrem a perda da safra por falta ou excesso de chuvas.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
O Ministério do Planejamento divulgou nesta sexta-feira, 19 de novembro, o Relatório de Avaliação Fiscal do 5.º bimestre de 2010. Atenta aos números, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca aos gestores municipais que, mais uma vez, a atualização da estimativa de arrecadação da União em 2010 implica numa expectativa de receita menor para os tributos que compõem o Fundo de Participação dos Municípios (FPM): o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda (IR).
Fonte:CNM
domingo, 21 de novembro de 2010
Atendimentos na Zona Rural
Devido a dificuldade dos moradores da zona rural para se deslocarem para atendimento na Unidade de Sáude na sede do município a Prefeitura Municipal está realizando Atendimentos nas ComunidadesRurais do município.A primeira ação foi realizada no ultimo domingo na sede da Associação da Comunidade Teixeira sendo contemplados as comunidades Teixeira,Caiçara e Varzéa do Barro.Os atendimentos foram realizados pelo médico Dr Abel Filho e houve também a equipe de enfermagem nós atendimentos.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Selo UNICEF realiza capacitação em gestão e monitoramento
O encontro, que deve reunir representantes de 140 municípios, tem como principal objetivo apoiar os municípios na implementação do Plano de Ação – documento com propostas de políticas públicas a serem efetivadas no município a fim de melhorar os indicadores na área da infância e adolescência. O Plano de Ação foi elaborado com a participação da comunidade durante o 1º Fórum Comunitário, realizado até final de setembro último, em cada município que continua participando desta edição.
Durante o evento, a equipe do UNICEF apresentará alguns documentos que auxiliarão os municípios na implementação das propostas para a área da infância, como o Manual de Dicas, elaborado para auxiliar gestores públicos, membros da Comissão Municipal Pró-Selo, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar (CT), lideranças comunitárias e adolescentes na elaboração de políticas públicas.
III FORMAÇÃO DA ESCOLA ATIVA
III FORMAÇÃO DA ESCOLA ATIVA
No município de Rafael Godeiro RN nos dias 22 e 23 de outubro iniciaram-se a III Formação do Programa Escola Ativa, tendo como temática “Alfabetização e Letramento”. Sabendo que o ensino multianuário tem suas falhas, por ser uma metodologia que atende vários anos escolares em uma única sala, os professores mostram dificuldades em adaptar as práticas em sala de aula, e dessa forma o Programa tem se antecipado em formar professores para tentar solucionar esses desafios e melhorar a educação do nosso país. Os encontros de formação têm duração de 08 horas por dia, somando assim um total de 40 horas, e temos o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Mais de 70 prefeitos do RN participam de mobilização nacional em Brasília
A mobilização convocada pela CNM objetiva ratificar os principais pleitos dos municípios junto ao Congresso e ao Governo, definir estratégias para o encaminhamento das propostas e atualizar a agenda da luta municipalista. O financiamento da Saúde, a redistribuição dos royalties, o encontro de contas com a Previdência e a compensação financeira pelas perdas no Fundo de Participação dos Municípios são alguns dos principais pontos da pauta da mobilização em Brasília. O principal evento será aberto às 9 horas da próxima quarta-feira, no auditório Senador Petrônio Portela, no Senado Federal.
A principal expectativa, de acordo com o presidente da FEMURN, é de que se obtenha o cumprimento do compromisso assumido pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio da Silva, ao participar da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada em maio deste ano. Na ocasião, o presidente Lula firmou o compromisso de reposição das perdas no FPM.
Neste sentido, os prefeitos potiguares seguem para Brasília com uma expectativa ainda maior. Na última semana de outubro, mais de 80 prefeitos participaram de mobilização convocada pela FEMURN para discutir as principais reivindicações com a bancada federal no Congresso. Ao participar da reunião realizada no auditório da Federação das Indústrias do RN (FIERN), o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves, assumiu, em nome do governo e de sua bancada, o compromisso de agilizar a tramitação da proposta de compensação financeira pelas perdas no FPM, que estão inviabilizando financeira e administrativamente os municípios potiguares, em particular.
Na ocasião, ficou acertada para Brasília, dentro da agenda da mobilização convocada pela CNM, uma nova reunião dos prefeitos potiguares, liderados pela FEMURN, com o líder do PMDB na Câmara. “A nossa maior expectativa e principal objetivo, ao participar desta nova e importante mobilização, é garantir que os pleitos dos municípios possam ser viabilizados junto ao Congresso e ao Governo do presidente Lula, principalmente o apoio financeiro que é vital em razão das perdas no FPM, que estão ocorrendo pelo segundo ano consecutivo”, afirmou o presidente da FEMURN.
Fonte: Femurn