Email

pmrgodeiro@brisanet.com.br

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ampliada a faixa etária para vacinação contra Hepatite B

A Saúde ganhou mais um reforço nas ações que buscam a imunização. A partir de janeiro, a faixa etária para vacinação contra a Hepatite B passa de 18 a 24 anos, para 18 a 29 anos. O objetivo é atingir a população mais ativa sexualmente. Para atender a população, o número de vacinas compradas foi ampliado.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece a vacina contra essa doença para grupos mais vulneráveis, independente de faixa etária, como, por exemplo, gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais, doadores de sangue e coletores de lixo. A ampliação da vacina para a população com até 29 anos poderá contribuir para uma possível eliminação da Hepatite B como um problema de Saúde pública no Brasil.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a freqüência de casos encontrados da Hepatite B pode ser considerada baixa entre os brasileiros. O relato mais antigo de uma epidemia causada pelo vírus da Hepatite B foi feito por Lurman em 1885. No Brasil, em 2009, foram confirmados 14.601 casos da doença. No período de 1999 e 2009 foram totalizados 94.044 casos da doença.
O que é Hepatite B
A Hepatite é uma inflamação no fígado que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial até uma doença fatal. Ela se divide em vários tipos, dentre os quais a Hepatite B que é uma doença infecciosa, frequentemente crônica, causada por um vírus. A transmissão acontece através de sangue, agulhas, materiais cortantes contaminados, tintas das tatuagens e através da relação sexual. Os sintomas são semelhantes aos das outras Hepatites virais, mas a Hepatite B pode se tornar crônica e provocar a chamada cirrose hepática. Cerca de 70% dos adultos expostos ao vírus da Hepatite B não apresentam sintomas.

Nota do Blog: Lembrando a população rafaelense que a Unidade Básica de Saúde Joana Paula de Oliveira disponibiliza todas as vacinas e a Sala de Vacina funciona diariamente das 7 ás 11 horas com a técnica de enfermagem Maria José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.