Email

pmrgodeiro@brisanet.com.br

segunda-feira, 2 de abril de 2012


Mais um Blog da nossa região reconhece o bom trabalho desempenhado pela Secretaria de Educação de Rafael Godeiro.



Índices Educacionais de Rafael Godeiro superam todos os municípios da região



CONTRA NÚMEROS NÃO HÁ ARGUMENTOS. Falar besteira em blogs e manipular mapas e dados, tentando induzir a um entendimento errôneo e irresponsável, é uma coisa, mais a nossa meta é informar com credibilidade, como diz o nossoslogan. Vejamos a verdade dos fatos:

Dados estatísticos do INEP/IDEB mostram que o Município de Rafael Godeiro vem tendo um desempenho superior a todos os outros municípios da região quando assunto são os índices educacionais.

Como se sabe até o ano de 2009 o município de Rafael Godeiro, só era responsável pela educação básica e nesse aspecto foi avaliado a partir do ano de 2007, sendo que obteve um crescimento significativo, ficando na última avaliação em 4° lugar no estado do Rio Grande do Nortecom índice 4,7, à frente inclusive do município de Messias Targino, que ficou em quinto, sendo o que mais se aproximou de Rafael Godeiro.

Os demais municípios circunvizinhos, como Umarizal, Olho D'água do Borges, Almino Afonso e Patu, ficaram muito a baixo dos índices obtidos pela educação básica do município de Rafael Godeiro.

Fazendo uma comparação com o vizinho município de Olho D'água do Borges, por exemplo, veremos que a educação municipal de Olho D’água ficou com índices muita aquém dos de Rafael Godeiro. Senão vejamos:

DADOS GERAIS DO INEP:

Ano de 2007:
Rafael Godeiro: 2,7
Olho D’água do Borges: 2,1

Ano de 2009:
Rafael Godeiro: 4,0
Olho D’água do Borges: 3,2

Clique AQUI para acessar a página do INEP e conferir os resultados:

Se compararmos os dados referentes às escolas Municipais dos dois municípios, veremos que os índices ainda mais são mais relevantes, sendo que Rafael Godeiro novamente fica muito a frente de Olho D’água, quando ainda no ano de 2009, atingiu o índice do IDEB projetado para Olho D’água atingir em 2021. Vejamos:



Como Visto, a ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO CARLOS DE PAIVA ENS FUN I E II, de ODB, ficou com índice 3,3, segundo o último IDEB, enquanto que a ESCOLA MUNICIPAL 1º GRAU PROFESSOR RAIMUNDO NONATO DE LIMA, ficou muito acima com índice 4,7.

A VERDADE:

Vice Dir. Raimunda, Dir. Rejane e Sec. de Educação Luzilânia
Segundo a Secretária de Educação do Município, Professora Maria Luzilânia Maia Cortez, referindo-se a educação patrocinada pelo Estado do RN, nas Escolas Estaduais Rafael Godeiro e Joaquim Menezesnão existe por parte do Poder Público Municipal qualquer gerência sobre sua administração, seja ela administrativa ou financeira, sendo de total responsabilidade dos gestores estaduais o seu desempenho, que entendemos serem satisfatórios, haja vista, o grande número de aprovações de alunos oriundos daqueles estabelecimentos estudantis em processos seletivos superiores, das várias instituições superiores do país.

O Poder executivo Municipal, através da gestão do prefeito Dr. Abel Filho, em parceria com a Secretaria de Educação, Diretores, coordenadores, supervisores escolares e professores da Rede Municipal de Educação, vem investindo pesado na melhoria da qualidade dos serviços de educação do município.

O QUE REALMENTE INTERESSA:

Valorização dos professores:

Desde o ano de 2009, o município de Rafael Godeiro, paga o Piso Nacional dos Professores instituído pela Lei Federal 11.738/08 (lei do piso), diferente de milhares de outros municípios do Brasil, inclusive de municípios circunvizinhos, que em total desrespeito á lei ainda não pagam salário digno a seus professores.

No ano de 2011, foi aprovado pelo Poder Legislativo Municipal, Projeto de iniciativa do próprio executivo, depois de intensa negociação com os diversos seguimentos educacionais do município, incluindo aí, a participação primordial dos operadores da educação, O PLANO DE CARGOS, SALÁRIO E CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL, valorizando os vencimentos, progressão funcional e gratificações dos professores municipais.


70% dos professores da rede municipal de ensino tem formação superior e são especialistas em alguma área educacional.

Dados repassados pela Diretora da Escola MunicipalProfessor Raimundo Nonato de Lima, Professora Carmélia Rejane Jales e pela Secretária Municipal de Educação, Professora Maria Luzilânia Maia Cortez, dão conta que há um investimento pesado na melhoria da qualidade do ensino público no município. Vejamos:

Estrutura da Rede Municipal de Ensino:

O município de Rafael Godeiro, vem investindo também na melhoria das estruturas das escolas municipais, e das condições de trabalho dos profissionais da educação e no atendimento aos alunos, sendo que na escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima, a estrutura física está sendo ampliada, sendo construída 03 novas salas de aula (previstas para serem inauguradas no final de abril) que atenderá ao laboratório de informática, sala de multimídias e sala de multirecursospara alunos com necessidades especiais atendendo a inclusão social.

Escola Municipal Prof. Raimundo Nonato de Lima
Novas salas de aula sendo construídas com recursos próprios
A Escola recebe a cada inicio do ano letivo reformas e conservação, nesses últimos 12 anos. Totalmente com recursos municipais. Temos 10 salas de aulas amplas e climatizadas para Atender uma clientela de mais de 600 alunos nos 03 turnos. Realidade não vista em nenhuma escola da rede pública do Estado.

Salas de aula amplas e climatizadas
Reunião de professores
Os professores tem sua carga horária respeitada em conformidade com a Lei Federal 11.738/08, que determina areserva de 1/3 da carga horária para planejamento com remuneração. Com isso podemos trabalhar na linha de projetos. Os projetos interdisciplinares são construídos e desenvolvidos ao longo do período letivo. Projetos: “Família na Escola”; ”Leitura e Redação”; “Melhores da Escola”; junino“Arraia do Raimundo”; “Esporte e Lazer” e  Projeto “A viagem”. São alguns que trabalhamos. 


Projeto "A Viajem" a mais recente foi para o Parque dos Dinossauros
Arraiá do Raimundão
Escola Municipal Joaquim Barboza de Medeiros, localizada no Sítio Piranhas foi recentemente construída uma nova sala de aula, além de ter sido feito um pequeno auditório, onde atende melhor aquela clientela, em momentos de reuniões pedagógicas e até aulas de recreação.

O município está concluindo a reforma e ampliação da Escola Municipal Agostinho Cordeiros dos Reis, na localidade de Várzea de Cima, onde está sendo feita uma nova sala, novo banheiro e ampliação da cozinha.

E ainda todo ano em cada unidade de ensino municipal são feitas compras de equipamentos e mobiliário para melhor equipar essas unidades, e assim, garantir que tanto os professores quanto os alunos usufruam de ambiente propício para a prática de uma educação de qualidade.

No município também funcionam os seguintes programas educacionais:

Se Liga e Acelera, do Instituto Ayrton Senna;
Escola Ativa, com uma metodologia voltada para as escolas do campo;
Programa Formação pela Escola

A maioria dos alunos da rede municipal de ensino, estão noGrupo “Flautas do Saber”, mais um investimento da Prefeitura Municipal, com a finalidade de envolver o nosso alunado numa atividade contra turno.

A escola Professor Raimundo Nonato de Lima, está reabrindo as turmas do ensino médio (já temos a 1ª e 2ª série do ensino médio) com total custo para o município. Nos últimos 05 anos, reduzimos os índices de reprovação e evasão escolar e atendemos alunos oriundos de outros municípios vizinhos como de Almino Afonso, onde atendemos 15 alunos oriundos daquele município.

Fonte de algumas fotos: RG News e matéria http://rgemfoco.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.