Email

pmrgodeiro@brisanet.com.br

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CMDRS Homologa Relação de Agricultores(as) Familiares no Programa Garantia-Safra - 2011/2012

Realizou-se na Sede da Emater de Rafael Godeiro-RN, sexta-feira que se passou (19.01.2012), às 14:30h, a reunião do CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (representado pelo Presidente Sandoval Jales Filho) para a homologação dos Agricultores(as) Familiares inscritos no Programa Garantia-Safra (2011-2012). Além do Conselho estiveram presentes o Técnico da Emater Local (Kergenilson de P.Menezes), o SINTRAF - Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais na Agricultura Familiar (Maria Karina da Silva Cortêz) e a Secretaria Municipal de Agricultura (Edjane de Oliveira). Após a análise e avaliação dos agricultores(as) inscritos no Programa, o CONSELHO (CMDRS) determinou através da aprovação, a deliberação e homologação de 168 agricultores(as) familiares para dar adiantamento no processo de adesão ao Programa, ou seja, o pagamento da contribuição (Boleto Bancário), no valor de R$ 6,80 por cada agricultor(a) na Caixa Econômica Federal ou Corresponte Bancário (Caixa Aqui) até o dia 31.01.2012. A reunião se comportou inicialmente com a apresentação das etapas executadas do PGS pelo Técnico da Emater, CMDRS e Secretaria de Agricultura e, em seguida, o Conselho deu sequência na análise, aprovação e deliberação (homologação) dos Agricultores(as) Familiares.
Notificação: Em nome da Emater quero colocar em destaque o SINTRAF na representação da Presidente Maria Karina da S. Cortêz da importância desta Instituição como parceira no desenvolvimento de políticas públicas para o fortalecimento da nossa agricultura familiar de Rafael Godeiro-RN.


 Representantes da Instituições Locais

Representantes do CMDRS, Emater, Secretaria de Agricultura e SINTRAF

 Agricultores Familiares Hamilton Pinto de Mesquita e Márcio Hélio Lopes dos Reis

 Técnico Kergenilson da Emater, Secretária de Agricultura Edjane de Oliveira, Presidente do CMDRS Sandoval Jales e o Agricultor Familiar José Alves de Freitas

 Momento de Análise e Deliberação (Homologação) dos Agricultores(as) Familiares no PGS

 Momento de Análise e Deliberação (Homologação) dos Agricultores(as) Familiares no PGS

 Presidente do SINTRAF em Rafael Godeiro Maria Karina da Silva Cortêz

Presidente do CMDRS Sandoval Jales no Processo de Homologação

 Representante do CMDRS Vereador Unilson Pereira de Oliveira Filho e Vereadora Rubiana Paiva.

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Rubiana Paiva

Fonte:
KERGENILSON de Paiva Menezes
Emater de Rafael Godeiro-RN

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

RAFAEL GODEIRO SEM CIGARRO

  

 A palestra do Grupo Rafael Godeiro Sem Cigarro foi aberta pela enfermeira coordenadora de Promoção á Saúde Ludmila Amorim
 Participantes do Grupo Rafael Godeiro Sem Cigarro
O Projeto Rafael Godeiro Sem Cigarro é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o INCA que no Rio Grande do Norte contemplou apenas 9 municípios sendo uma deles Rafael Godeiro.
 Equipe envolvida no Projeto Rafael Godeiro Sem Cigarro; Psicologa do Nasf Ana Laura,Enfermeira do Psf
Enfermeira Madja Leite falando aos participantes.
Ana Laura psicologa do NASF explicando o programa Rafael  Godeiro Sem  Cigarro.
Dinâmica feita pelas psicologas Weruska e Ana Laura com os participantes.
Agente de Saúde Kleber e técnico da SMS Kennedy fazendo um repente para os participantes do Tabagismo.
Equipe no Final da primeira reunião felizes com o resultado do programa.


Agradecimento do Blog ao RGNEWS pela cobertura das fotos - http://rg-news.blogspot.com/

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Venha participar da nossa primeira reunião que irá acontecer amanhã as 8 horas na Sede do Peti.Sua presença é muito importante!!!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Grupo CAMINHADA PARA SAÚDE

 Participantes fazendo verificação de medidas-cintura e quadril- e peso.

O Grupo Caminhada para Saúde realizou mais uma reunião na ultima terça feira com a coordenação de nutricionista Kaline Paiva e a enfermeira Ludmila Amorim.Todas as participantes foram medidas e pesadas e os avanços mais uma vez foram satisfatórios apesar da época festiva de fim de ano.Metas foram traçadas para 2011 e todas as participantes que se empenharam conseguiram atingir o que nós estimular cada vez mais a continuar afirma a coordenadora do programa enfermeira Ludmila Amorim.Nossa próxima reunião será dia 31 de Janeiro e será realizada pela Psicologa do Cras Weruska Cirilo e pela Nutricionista Kaline Paiva.

O grupo CAMINHADA PARA SAÚDE tem  objetivo de estimular a atividade física diária e a mudança dos hábitos alimentares para melhorar  a Saúde dos participantes.Todos fazem avaliação física,nutricional e médica.Recebem orientação nutricional e apoio psicológico durante todo o processo.Se você gostou da ideia e quiser participar basta comparecer as nossas reuniões que são realizadas a cada 15 dias na Sede do PETI sempre as 14horas,a próxima reunião será no dia 31 de Janeiro.Venha participar

SMS realiza Oficina da Rede Materno Infantil

Diretora do Hospital Carmilena Jales,Enfermeira Kelly Belarmino,equipe da Sesap e Secretaria de Saúde Irenilma do Amaral.
 Equipe da Sesap dando as orientações a Equipe de Saúde de Rafael Godeiro.

Participantes da I Oficina da Rede Cegonha  


Na ultima quarta feira foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde a I Oficina da Rede Materno Infantil na sede do Peti com todos os profissionais que fazem a Saúde de Rafael Godeiro.O Oficina foi ministrada pela Sesap em parceria com o municipio.Na oportunidade as facilitadoras visitaram as instalações da Unidade Básica de Saúde Joana Paula de Oliveira e do Hospital Maternidade Mãe Maria Sérido e ficaram muito satisfeitas.O programa intitulado Rede Cegonha tem o objetivo de orientar os profissionais da Rede Publica de Saúde para a realização de um Pré-Natal de qualidade e a humanização do Parto.A oficina teve a participação da Secretaria de Sáude Irenilma do Amaral, da Diretora do Hospital Maternidade Mãe Maria Sérido Carmilena Jales,do médico do PSF Max Breno,das enfermeiras Madja Leite,Kelly Belarmino e Ludmila Amorim,da nutricionistas Kaline Paiva,psicologas do Nasf Ana Laura e  do Cras Weruska Cirilo,Assistente Social Cledine,Dentista do PSF Antonio Neto,Agentes de Saúde e e técnicos de enfermagem.

REFORMA NA ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO NONATO DE LIMA 

Para o ano de 2012 a Prefeitura Municipal de Rafael Godeiro está investindo em várias reformas na nossa Escola. Serão construídas mais 04 salas que deverão melhorar o andamento e funcionamento da Escola. Teremos uma sala exclusiva para o laboratório de informática que funcionara em contra turno e também para a comunidade. Teremos a 1ª sala de multirrecursos do Município, também funcionando em contra turno, e mais 02 salas de aulas para acomodar os alunos do Ensino Médio. Lembramos que nossas salas foram climatizadas e estão passando pelo processo de acessibilidade. Em se tratando do ensino aprendizagem, a equipe gestora e pedagógica está se preparando para iniciar o planejamento de projetos logo na primeira semana de fevereiro. Teremos 15 dias trabalhando em projetos que serão desenvolvidos no ano de 2012. As aulas estão previstas para iniciar no dia 05 de março. A Escola está aberta para receber os alunos novatos e renovar as matrículas dos nossos feras, de segunda a sexta feira a partir das 13:hs. Esperamos vocês!

INFORMAÇÃO

Eu, Carmélia Rejany Jales, funcionária pública municipal com cargo de supervisora e nomeada pela gestão municipal para desempenhar a função de Diretora Escolar na Escola Municipal de 1º E 2º Graus Professor Raimundo Nonato de Lima na cidade de Rafael Godeiro, venho através desse meio de comunicação informar  a toda comunidade Escolar e Local a respeito do que está ocorrendo pelas ruas da cidade no que se refere a AUTORIZAÇÃO da Escola para funcionamento do Ensino Médio. 1º - A ESCOLA JÁ É AUTORIZADA, POIS É DO CONHECIMENTO DE TODOS QUE DE 1976 ATÉ 1996 A ESCOLA FORNECE HISTÓRICO DE 2º grau A TODOS QUE CONCLUÍRAM LÁ. O que estamos pleiteando junto a SEEC é a RENOVAÇÃO para as novas turmas do ensino médio. Fato este, que ocorre em TODAS as Escolas Públicas e Privadas do PAÍS a cada 5 ANOS. Não estamos enganando ninguém e nem pretendemos prejudicar nenhum aluno como é dito aí nas ruas por pessoas de caráter duvidoso e sem nenhum compromisso com a Educação. Outro sim, a RENOVAÇÃO para este funcionamento só está demorando em razão de que a Escola passou muito tempo sem ofertar o Ensino Médio e por isso se faz necessário organizar toda documentação de escrituração, didático e pedagógico da Escola que gera um processo no setor de protocolo na pasta da SOINSPE - (JOSÉLIA pessoa responsável pela 14ª DIRED na SEEC) Portanto quero informar ainda que Eu mesma estou acompanhando essa documentação de perto e hoje a Subcoordenadora da SOINSPE estará recebendo o processo para encaminhar ao conselho que fará a avaliação e dará o número de RENOVAÇÃO do FUNCIONAMENTO por 5 anos consecutivos. A Equipe da Secretaria Estadual de Educação vai fazer uma visita na Escola e todos podem tirar suas dúvidas. Como todos podem ver, não há nada de errado nem de irregular na ESCOLA MUNICIPAL de Rafael Godeiro. E mais, se os pais e alunos quiserem poderemos fornecer o número do processo e do telefone da secretaria para que vocês possam averiguar estas informações. 
Acredito no bom senso da comunidade de Rafael Godeiro e no desejo de querer o melhor para seus filhos/alunos, uma Escola que sempre ofereceu educação de qualidade com compromisso e responsabilidade.
Obrigada a todos!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PERIODO DE MATRICULAS NA ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO NONATO DE LIMA


As matrículas para o ano letivo de 2012 terão início dia 16 de janeiro e vai até o dia 28 de fevereiro de 2012 e poderão ser feitas na Secretaria da Escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima, situada à Rua Cícero de Paiva, nº 207 - centro de Rafael Godeiro.
A Escola oferece o Ensino Fundamental I e II (de 1º ao 5º ano no horário de 07hs as 11: 30hs  do 6º ao 9º ano de 13hs as 17: 30hs) e as turmas da 1ª e 2ª série do Ensino Médio (das 13hs as 17: 30hs) lembramos que as vagas para as turmas do ensino médio são limitadas.
            Lembramos que a Escola dispõe de profissionais qualificados e especialistas.
Relação dos professores da Escola
Ensino Fundamental I
·         Veridiana Jácome
·         Mônica Brasiliano;
·         Rosãngela Firmino
·         Arleide Mafaldo;
·         Suzi Lima;
·         Selma Felipe;
·         Maria Eulália;
·         Adriana Lucena;
·         Josenice Fernanda;
·         Nailza Menezes;
·         Núbia Solange;
·         Emília Holanda.
Ensino Fundamental II
·         Língua Portuguesa, Espanhol, Literatura, Ensina da Arte e redação: Mirian Firmino, Paulo Maia e Aguinaldo Gomes
·         Matemática, Ciências Biológicas, Química e Física: Miguel Arcanjo, Francisco Ailton, Katarina Rúzia e Manoel Firmino
·         História, Geografia, Ensino Religioso e Inglês: Maria do Sacramento, Gildeíza Fernandes, Edno Azevedo e Sânzio Mike
·         Educação Física: Carlos Roberto

Ampliada a faixa etária para vacinação contra Hepatite B

A Saúde ganhou mais um reforço nas ações que buscam a imunização. A partir de janeiro, a faixa etária para vacinação contra a Hepatite B passa de 18 a 24 anos, para 18 a 29 anos. O objetivo é atingir a população mais ativa sexualmente. Para atender a população, o número de vacinas compradas foi ampliado.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece a vacina contra essa doença para grupos mais vulneráveis, independente de faixa etária, como, por exemplo, gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais, doadores de sangue e coletores de lixo. A ampliação da vacina para a população com até 29 anos poderá contribuir para uma possível eliminação da Hepatite B como um problema de Saúde pública no Brasil.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a freqüência de casos encontrados da Hepatite B pode ser considerada baixa entre os brasileiros. O relato mais antigo de uma epidemia causada pelo vírus da Hepatite B foi feito por Lurman em 1885. No Brasil, em 2009, foram confirmados 14.601 casos da doença. No período de 1999 e 2009 foram totalizados 94.044 casos da doença.
O que é Hepatite B
A Hepatite é uma inflamação no fígado que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial até uma doença fatal. Ela se divide em vários tipos, dentre os quais a Hepatite B que é uma doença infecciosa, frequentemente crônica, causada por um vírus. A transmissão acontece através de sangue, agulhas, materiais cortantes contaminados, tintas das tatuagens e através da relação sexual. Os sintomas são semelhantes aos das outras Hepatites virais, mas a Hepatite B pode se tornar crônica e provocar a chamada cirrose hepática. Cerca de 70% dos adultos expostos ao vírus da Hepatite B não apresentam sintomas.

Nota do Blog: Lembrando a população rafaelense que a Unidade Básica de Saúde Joana Paula de Oliveira disponibiliza todas as vacinas e a Sala de Vacina funciona diariamente das 7 ás 11 horas com a técnica de enfermagem Maria José.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SAÚDE EM AÇÃO

 Médico Dr Bernardo Amorim e sua equipe realizando endoscopias.


Mais um beneficio para população rafaelense foi implantado neste inicio de 2012 pela Prefeitura Municipal de Rafael Godeiro que em parceria com CLIO(Centro Integrado do Oeste) e o médico Dr Bernardo Amorim realizou na ultima segunda feira no Hospital Maternidade Mãe Maria Seridó 43 endoscopias digestivas em pacientes que foram referenciados pela Secretaria Municipal de Saúde.A realização do exame será feita mensalmente nesta unidade de saúde o que vai facilitar para os pacientes que não terão que se descolar para Caraúbas ou Mossoró para realização do exame.
 Pacientes aguardando para realização dos exames.


RAFAEL GODEIRO CADA VEZ MELHOR!!!

sábado, 7 de janeiro de 2012


Confraternização Natalina do Grupo de Idosos Viver Mais e Melhor

Grupo Viver Mais e Melhor e Equipe

casal dançando um xote

Grupo Viver Mais e Melhor

Equipe da Assistência Social e Saúde



Foi realizado na ultima quinta-feira confraternização com o grupo de Idosos Viver Mais e melhor , na ocasião estava presente além dos participantes do grupo,  a Coordenadora do Grupo Josileide de Paiva,  a Secretária Municipal de Assistência Social Ana Carla, a Gestora do Bolsa Família Adriana Oliveira, as técnicas do CRAS psicológa Weruska Cirilo e Assistente Social Cledni Leite, e a Secretaria de Saúde Irenilma Tomaz. Além de palestras e mensagens natalinas, ouve brincadeira do amigo secreto , e foi distribuido  brindes do poder executivo a todos os presentes.Em seguida foi servido um jantar natalino.


174 Agricultores Familiares Inscritos no Programa Garantia-Safra (2011/2012) em Rafael Godeiro 

Encerrou-se no último dia 20/12/2011 o processo de inscrições do Programa Garantia-Safra (2011/2012) referente ao plantio do próximo ano (01 de fevereiro à 31 de março). O município foi contemplado com 197 cotas (estabelecimentos rurais), sendo que destas, 174 agricultores familiares aderiram ao PGS. De acordo com as previsões pluviométricas (EMBRAPA/EMPARN/EMATER) para o ano vindouro, é de que as chuvas se mantenham acima da média anual (500 - 700 mm). Porém, caso o município tenha uma frustração de perda acima de 50,0%, os nossos agricultores familiares que aderiram, estarão assegurados pelo Programa e receberão R$ 680,00 (seiscentos e oitenta reais). Este valor é composto por recursos dos agricultores familiares e dos três entes federativos (União, Estados e Municípios). Para melhor compreender, vejam um exemplo:

CONTRIBUIÇÃO AO FUNDO PARA SEGURO DE UM AGRICULTOR COM BENEFÍCIO DE R$ 680,00

a) Agricultor: (1% de R$ 680,00) = R$ 6,80
b) Município: (3% de R$ 680,00) = R$ 20,40
c) Governo do Estado: (6% de R$ 680,00) = R$ 40,80
d) União: (20% de R$ 680,00) = R$ 136,00

Significa dizer que a Prefeitura Municipal irá contribuir para a nossa Agricultura Familiar na próxima safra, um total de recursos de: 174 Agricultores Familiares x R$ 20,40 = R$ 3.549,60.
E, caso o nosso município tenha frustração de perdas na colheita, acima de 50,0%: 174 Agricultores Familiares x R$ 680,00 = R$ 118.320,00 fortalecendo a nossa economia local.

Fonte: Emater de Rafael Godeiro-RN.http://ematerderafaelgodeiro-rn.blogspot.com