Criado com a intenção de atingir principalmente a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.
Equipe de Referência do CRAS
O CRAS é uma unidade sócioassistencial que possui uma equipe de trabalhadores da política de assistência social responsáveis pela implementação do PAIF, de serviços e projetos de proteção básica e pela gestão articulada no território de abrangência, sempre sob orientação do gestor municipal. Esse conjunto de trabalhadores é denominado ‘equipe de referência do CRAS’ e sua composição, regulamentada pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS, depende do número de famílias referenciadas ao CRAS.
O Centro de Referência da Assistência Social do Municipio de Rafael Godeiro-RN (CRAS) é composto por: 01 coordenador, 01 Assistente Social, 01 Psicólogo com apoio pedagógico, logístico e assistencial da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Assistência Social em parceria com outras Secretarias.
Principais atividades desenvolvidas durante o ano de 2009:
Principais atividades desenvolvidas durante o ano de 2009:
* Visitas domiciliares e institucionais;
* Encaminhamentos à rede sócio-assistencial;
* Reuniões e ações comunitárias;
* Palestras voltadas às famílias e à comunidade;
* Oficinas de convivência e de trabalho sócio-educativo;
* Campanhas sócio-educativas;
* Incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra;
* Articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.
Atividades nas Escolas Estaduais.
Foram muitas as atividades desenvolvidas. Essas são apenas uma pequena mostra de quanto se trabalhou nessa área no nosso município.
FONTE http://www.rafaelgodeiroemacao.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.