Email

pmrgodeiro@brisanet.com.br

sábado, 28 de agosto de 2010

Creche Municipal implanta Dia da Fruta

Alunos adoraram a Salada de Frutas.
A nutricionista Kaline Paiva conversando com as crianças sobre a importância das frutas e verduras.


Os alunos da creche municipal Caminho para o Futuro teram agora incluído no seu cardápio da merenda escolar o DIA DA FRUTA.O projeto foi organizado pela nutricionista da prefeitura Kaline Paiva que fez uma visita a Creche Municipal onde conversou com os alunos e as merendeiras passando orientações sobre a importância do consumo de frutas e verduras durante a infância.A nutricionista fez avaliação nutricional das crianças e fez algumas adaptados no cardápio da merenda incluído algumas alimentos necessários para formação das crianças naquela idade.Segundo a nutricionista a merenda escolar é de extrema importância pois muitas vezes as crianças criam hábitos corretos para o resto da suas vidas,afirmou Kaline.

Escolas Municipais comemoram Dia do Folclore

Lendas trabalhadas com os alunos.
Alunos confecionando cachimbos para apresentação.
Alunos trabalhando as lendas em sala de aula.

Durante toda a semana as Escolas Municipais trabalharam as lendas do Folclore Brasileiro como forma de resgatar a cultura popular.Todos os trabalhos foram programados pelos professores e tiveram o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore.Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Escola Municipal Raimundo Nonato de Lima desenvolve ações do PDE

Diretora Rejany Jales coordenado a reunião.
Alguns professores participando da reunião.

Diretora Rejany Jales coordenando reunião com os Pais.

A Escola Municipal de 1 grau Professor Raimundo Nonato de Lima realiza mais uma ação do P.D.E. Escola - 2009. As REUNIÕES AVALIATIVAS PEDAGÓGICAS fazem parte dos objetivos estratégicos para melhorar o desempenho acadêmicos dos alunos na Escola. A equipe Gestora reuni-se a cada bimestre com os professores e logo depois realiza uma reunião por turma com os pais ou responsáveis pelos alunos para discutir sobre vários pontos entre os quais estão: Baixo desempenho acadêmico, indisciplina, infrequencia escolar e as normas que são adotadas na Escola. A maiorias dos pais frequentam as reuniões opinando e sugerindo juntamente com os professores que medidas podemos tomar para melhorar o desempenho dos alunos que estão abaixo da média dentro do bimestre. Para estes alunos a Escola oferece aulas de reforço no contraturno informando horários, dias e os nomes de todos os alunos contemplados. A equipe gestora e os professores consideram que a Ação de realizar estas reuniões é de grande valia para melhorar o ensino aprendizagem nas turmas. Considerando que o contado com os pais se dá "Olho no Olho" e que aqueles que não comparecem as reuniões são chamados na escola em outro momento, e ainda que todos na escola são conhecedores dos problemas que surgem, inclusive a equipe gestora que esta totalmente a par do desempenho de cada aluno, acredita que as taxas de repentência e evasão na escola vem decrescendo apartir deste acompanhamento. A prova disto é um IDEB elevado dentro do Estado e a média da Escola que ficou a cima da Média Nacional.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Rafael Godeiro foi contemplado pelo Programa Caminho para Escola

Nossa cidade foi contemplada com mais um programa do governo federal,em uma parceria entre o FNDE-MEC e a Prefeitura Municipal de Rafael Godeiro através da Secretaria Municipal de Educação recebemos na ultima sexta feira dia 20 de agosto o onibus escolar com capacidade para 42 alunos sentados.O onibus será de muita importancia para o municipio que não dispoem de nenhum carro com capacidade para transportar os alunos para aulas externas de campos e para tranporte escolar da zona rural para zona urbana.Até o fim do ano chegará mais um veiculo do mesmo porte que se encontra em fase de liberação pelo MEC.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

COMPRA DIRETA NA CIDADE DE RAFAEL GODEIRO RN – AÇÃO DINAMIZA A ECONOMIA FAMILIAR

Alimentos recebidos para distribuição nas Escolas Municipais.

A educação de Rafael Godeiro RN continua sempre crescendo, hoje o município está sendo contemplado com o programa Compra Direta onde as escolas recebem produtos típicos da nossa cultura como: carne de criação, carne bovina, doces variados, polpa de frutas, mel, arroz da terra, bolos, filés de peixe e outros artigos. É importante ressaltar que os produtos além de fazer parte da merenda escolar e ser uma alimentação saudável dinamizam a economia local dos pequenos produtores. Essa ação vem sendo desenvolvida através das Associações Rurais, EMATER, Casa do Agricultor e Secretaria Municipal de Educação e Agricultura com o apoio da Prefeitura Municipal de Rafael Godeiro.


RAFAEL GODEIRO PARTICIPA DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA


Alunos da Escola Municipal participando da Olimpíada de Português.

RAFAEL GODEIRO PARTICIPA DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma ação do Governo Federal onde os municípios do Brasil mostram para o país o desenvolvimento lingüístico e poético através das escolas públicas. As Escolas recebem materiais para realizarem as oficinas e os estudantes do Ensino Fundamental e Médio realizam atividades e enviam seus textos para serem julgados pela Comissão Julgadora Municipal. As ações seguintes são realizadas pelo Governo do Estado e por fim pela Comissão Nacional. Os estudantes, as escolas e os professores selecionados são contemplados com prêmios como medalhas, aparelhos de DVD, Microssistens, computadores, livros, e etc.
Rafael Godeiro tem a honra de ser representado pela Escola Municipal Raimundo Nonato de Lima, Escola Estadual Rafael Godeiro e Escola Estadual Joaquim Menezes. As oficinas na escola municipal já foram concluídas, mostrando assim sua eficácia e eficiência. Vamos firmes na esperança e fé que nossos alunos serão contemplados pelos seus méritos.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ESCOLA ATIVA – UMA AÇÃO CRIATIVA E MARAVILHOSA

Coordenadora do Programa Escola Ativa Rosilania Campos .
Professores da Zona Rural em treinamento.

ESCOLA ATIVA – UMA AÇÃO CRIATIVA E MARAVILHOSA

A Escola Ativa é um programa federal que atua nas escolas de multisseriação localizadas no campo, ou seja, na nossa zona rural, podemos até dizer que é um programa mágico, mas suas ações fluem de uma forma tão bonita, criativa, interessante e... Mágica.

Nosso município ganhou muito aderindo a um programa tão importante,afirma a coordenadora do programa Rosilania Campos.

Os encontros mensais, Microcentros, têm se realizado com uma freqüência total dos professores e a Secretaria de Educação, através desses encontros, proporciona estudos que fundamentam os Projetos Político-Pedagógicos dessas escolas. E até o mês de setembro todas as escolas da zona rural terão seus projetos prontos e acabados, norteando todas as práticas pedagógicas, ajudando assim para que o índice de desenvolvimento educacional desses alunos cresça cada vez mais.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Nova composição do PSF RAFAEL GODEIRO

Dr Stella em atendimento a população rafaelense.


A Secretaria Municipal de Saúde comunica á todos os rafaelenses que a Equipe do PSF encontra-se com uma nova médica.Desde do dia 02 de agosto, a equipe passou a ter como médica responsável Dra Stella que encontra-se morando na nossa cidade.Os atendimentos estão sendo feito na Unidade Mista de Sáude Fca Joana Campos de segunda á quinta pela manhã e a tarde.Todos os que fazem a Secretaria Municipal de Saúde dá as boas vindas á Dr Stella e agradecer a Dr Bernardo César pelo serviço prestado nesta unidade durante os ultimos 2 anos que deixará saudades em todos nós.

Mais um curso de capacitação no CRAS

Diante da enorme procura das mães beneficiárias do Programa Bolsa Família, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS realizou mais uma etapa do referido curso, sendo o mesmo considerado um sucesso, já que algumas das mães que participaram do curso estão começando a comercializar seus chocolates no comércio local. A Prefeitura através do CRAS entregou as participantes um kit (contendo barra de chocolate, recheio, forma e embalagens), para que as mesmas possam começar a produzir as truffas e obter o capital, para que desde então iniciem seu próprio negócio.

Com o objetivo de emancipar as famílias do referido programa, o CRAS está plantando sementes, para que no futuro essas famílias sejam responsáveis pelo seu próprio sustento. A SMAS e o CRAS comunicam aos interessados que em breve realizaremos mais cursos diversos.

Capacitação da Vigilância Sanitária

Equipe da Vigilância Sanitária do nosso município: Joseilton (digitador),Antonivan (fiscal) e Maedja (enfermeira).

Equipe da Vigilância Sanitária do município de Rafael Godeiro participa em Natal durante toda essa semana no Hotel Praia Mar de um curso de capacitação sobre as ações que devem ser implantadas na nossa cidade em Vigilância Sanitária.A equipe composta pela enfermeira Maedja,pelo fiscal da vigilância sanitária Antonivan de Paiva e pelo digitador Joseilton Leite.O curso será dado em dois módulos um sendo realizado nesta semana e outro do dia 23 á 27 de agosto.
De acordo com a enfermeira Maedja o treinamento tá sendo muito importante para o melhoramento das ações de vigilância sanitária na nossa cidade.

Sebrae realiza mais uma etapa do programa "Nas Pegadas de Lampião".

A abertura da exposição fotográfica Retratos do Sertão do Apodi , teve sua abertura no dia do estudante na cidade de Rafael Godeiro, marcando o ingresso da cidade no projeto que visa estudar e colher informações a respeito da história, da natureza e do cotidiano das cidades que estiveram ligadas direta ou indiretamente à entrada do Bando de Lampião no Rio Grande do Norte, na década de 20.
O banco de imagens do projeto contempla: fauna, flora, gastronomia, ofícios, belezas naturais, expressões e manifestações culturais com base nos dados colhidos no mapeamento Cultural feito pela equipe do SEBRAE. O Projeto nas Pegadas de Lampião busca o desenvolvimento dos 17 municípios que faz parte do Território do Apodi através da cultura, do artesanato,do turismo, da economia e dos artistas locais. A Exposição estará na cidade até o dia 24 de agosto, e esperamos contar com um bom número de participante.

A Secretária Municipal de Assistência Social juntamente com a equipe da SMAS, recepcionaram a equipe do SEBRAE representado por LAFAEITE DIOGENES, sendo que na oportunidade foi oferecido um coquetel a todos os presente.

VEJA AS FOTOS DOS PARTICIPANTES



Exposição Fotográfica nas Pegadas de Lampião

NASF implantado em Rafael Godeiro


NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA(NASF)

Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços, garantindo a continuidade e integralidade da atenção, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, com a Portaria GM nº 154, de 24 de Janeiro de 2008, Republicada em 04 de Março de 2008.

O NASF é entendido como uma potente estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Equipes Saúde da Família), bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica. Tem como “modus operandi” o apoio matricial para atuarem em parceria com os profissionais das ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF no qual o NASF está cadastrado. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família. Tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.

Na nossa cidade o NASF foi implantado agora no inicio de Agosto tendo como especialidades Ginecologista,Pediatra,Nutricionista e Fonoadiologa.Os atendimentos estão sendo feitos na Unidade Mista de Saúde Joana Campos,nos dias e horários abaixo:

Terça: 8 á 12 horas : Fonoadiologa Eliana

Quinta : 14 á 17 horas: Pediatra Dr Xavier

Sexta: 8 á 12 horas : Psicóloga Janny

Domingo : 8 á 12 horas : Ginecologista Dr Nilton Firmino

Todas as consultas são pré-agendadas pela equipe do PSF (Médica e Enfermeira) e encaminhadas para os especialistas.

PROJOVEM CAMPO COM TODA FORÇA EM RAFAEL GODEIRO

Comunidade atenta as explicações sobre o programa.

Prefeito Dr Abel Filho participando da aula inagural na Comunidade Piranhas.

No dia 02 de agosto, uma segunda-feira, às 18 h inicia-se mais uma ação educativa em prol do desenvolvimento intelectual dos cidadãos de Rafael Godeiro RN. O Projovem Campo – Saberes da Terra começou com todo gás e toda força atuando na nossa cidade com sede na comunidade de Piranhas. É importante saber que esse programa dá oportunidade aos jovens a partir de 18 anos a continuarem estudando sem sair de seu lugar de morada. Geralmente são jovens agricultores que vivem dessa prática e sobrevivência. Nosso município continua crescendo cada dia mais, e o Projovem Campo – Saberes da Terra é mais uma ação do Governo Federal em prol da educação brasileira através da Prefeitura Municipal de Rafael Godeiro, e prefeito Abel Filho.Participaram da aula inagural o coordenador do programa no municipio Sandoval Jales,o prefeito Municipal Dr Abel Filho e os professores do programa Marcelo,Ubesnier e Roberto.

I Oficina da PPI


Secretária de Saúde,Irenilma do Amaral participa de encontro em Natal


A Secretária Municipal de Saúde, Irenilma do Amaral , participou na segunda e terça deste semana, em Natal, da I Oficina de Monitoramento e Avaliação do Programação Pactuada e Integrada(PPI).Participou da oficina também o auxiliar de secretaria Flavio Paiva que é responsável pela PPI no municipio. A Oficina aconteceu no Hotel Praia Mar, e foi coordenada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde Pública.
De acordo com a secretária participaram da oficina secretários e técnicos responsáveis pelo programa nos municípios pertencente a IV URSAP de Pau do Ferros, e de outras regiões do estado. “O objetivo da oficina é discutir as dificuldades na execução da PPI, assim como as necessidades regionais , com vistas á ampliação da oferta de serviços e qualificação da assistência”,esclareceu a secretária.

Dia D da Vacinação da Paralisia Infantil


Mais um Dia D de vacinação irá ocorrer no próximo sábado dia 14 de agosto.A vacinação será contra a paralisia infantil e o publico alvo são as crianças de 0 á 5 anos que tenha ou não tomado a primeira dose da vacina.A vacinação ocorrerá na Unidade Mista de Saúde Joana Campos durante todo o dia de 8 á 17 horas.“A paralisia infantil é uma doença grave que pode ser evitada com a vacinação. Por isso é muito importante levar as crianças aos postos de saúde,afirma a enfermeira Maedja do PSF.

Poderão receber, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Em entrevista, Paulo Ziulkoski fala das dificuldades enfrentadas pelos Municípios
11/08/2010

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, concedeu entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, nesta terça-feira, 10 de agosto. Além de falar sobre as previsões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que não são otimistas, Ziulkoski conversou sobre outras dificuldades enfrentadas pelos Municípios.
Ele explicou que a maioria dos Municípios, aproximadamente 4.500, tem o FPM como principal fonte de receitas. “Esses Municípios não têm base urbana, não têm valor agregado, é do FPM que sobrevivem”, destacou. Sobre as desonerações tributárias feitas pelo governo, fez uma crítica: “Porque a União não faz desonerações na Cofins, em outra contribuição dela? Isso tudo é autorizado pelo Congresso Nacional, que se diz defensor dos Municípios”, lamentou.
Ziulkoski falou sobre a aflição dos prefeitos com as previsões do FPM, cada vez menos animadoras. No início do ano, a previsão era de R$ 58 bilhões, mas já caiu para R$ 53 bilhões. “E o aumento do salário mínimo? Da inflação? Do piso do Magistério Público? Como o prefeito fecha as contas e cumpre as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal?”, indagou.
Ele destacou que, diante dessas dificuldades, a mídia e muitos cidadãos culpam os prefeitos e dizem que os problemas são resultado da incompetência deles. “Mas ninguém conhece o drama vivido pelos Municípios em que a União fica com a maioria dos recursos e só chama os Municípios para repassar mais atribuições”, afirmou.
Questionado pelo repórter sobre uma possível solução, Ziulkoski destacou que, infelizmente, falta conhecimento à população. “O dinheiro que o cidadão paga em tributos, não sabe para quem está pagando. Esses valores deveriam se reverter em benefícios para ele, se cada ente da federação assumisse as suas atribuições", falou.
Outra observação de Ziulkoski refere-se à necessidade de construir uma parceria de verdade entre os entes. “Parceria é andar junto, construir junto, cada um assumindo as suas atribuições, civilizadamente, com respeito um ao outro, transparência”, disse. Para o presidente da CNM, a União faz o contrário, explora os Municípios.
Fiscalização
Ziulkoski também falou sobre o processo de fiscalização desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Ele elogiou e reconheceu a importância do trabalho, mas sugeriu que o sistema seja estendido, além dos pequenos Municípios, às médias e grandes cidades, aos governos estaduais e à União.

As informações são da Agência CNM

CONVITE Á POPULAÇÃO RAFAELENSE



O SEBRAE e a PREFEITURA MUNICIPAL DE RAFAEL GODEIRO, convida V.Sa. para participarem da abertura da exposição fotográfica Retratos do Sertão do Apodi neste dia 11 de agosto ás 18 horas na SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. A Exposição Fotográfica acontecerá durante todo dia no período de 11 à 24 de agosto na Secretaria Municipal. Desde já contamos com a presença de todos

sábado, 7 de agosto de 2010

Dia dos Pais

Pais recebendo brinde do sorteio.


Pais na festa do Dia dos Pais.










A comemoração pelo Dia dos Pais foi antecipado para tarde de ontem nas escolas da rede municipal de ensino de Rafael Godeiro.A festa que teve o apoio total da prefeitura municipal foi realizada na Escola Municipal Raimundo Nonato de Lima,onde foram reunidos os pais para receber as homenagens feitas pelos filhos,sorteio de brindes e churrasco em comemoração aos Dia dos Pais.

Muitas pais presentes se emocionaram com as hoemnagens prestadas pelos seus filho e adoraram a festa organizada com muito carinho pelos diretores e professores das unidades escolares municipais.

Vejam as fotos do evento: