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quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SME realiza mais um encontro ESCOLA ATIVA

Rosilania Campos, coordenadora do programa, ministrando o curso de capacitação para os professores.
Luzilania Maia,secretária de Educação recepcionando os professores com café da manhã.

A Secretaria Municipal de Educação(SME)promoveu mais um encontro com os 10 professores de classes multisseriadas das escolas da zona rural do municipio , com o objetivo de fornecer subsídios teóricos e metodológicos sobre o Programa Escola Ativa. O encontro foi composto de atividades, princípios político-pedagógicos e orientações metodológicas destinadas a estimular os debates e as reflexões em grupo e/ou individualmente, para a consolidação de uma política pública de educação para as classes multisseriadas.A capacitação foi realizada pela coordenadora do programa Rosilania Campos e pela secretaria de Educação Luzilania Maia que ressaltou a importância dessas ações para a garantia de uma educação pública de qualidade.

ESCOLA ATIVA – Educação no campo de forma inovadora
Há dez anos, o Programa Escola Ativa trabalha com as salas de aulas multisseriadas das escolas do Campo. Em 2008, ele foi fortalecido pelo Ministério da Educação (MEC) passando de projeto para programa, com políticas direcionadas à Educação no Campo. O governo federal, com apoio dos Estados, Municípios e Universidades, fortaleceu as ações, garantindo recursos para melhorias das estruturas físicas das escolas, formação de professores e material didático específico.
O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.
Objetivos da Escola Ativa
1-Apoiar os sistemas estaduais e municipais de ensino na melhoria da educação nas escolas do campo com classes multisseriadas, fornecendo diversos recursos pedagógicos e de gestão;
2-Fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas a classes multisseriadas;
3-Realizar formação continuada para os educadores envolvidos no programa em propostas pedagógicas e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo;
4-Fornecer e publicar materiais pedagógicos que sejam apropriados para o desenvolvimento da proposta pedagógica.

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