Email

pmrgodeiro@brisanet.com.br

sábado, 12 de novembro de 2011

Câmara Municipal de Rafael Godeiro, aprova PLANO DE CARGOS, CARREIRA e SALÁRIO dos professores municipais, em sessão histórica.

Abertura da sessão (Mesa Diretora da Câmara)
Plenário com os demais vereadores
11/11/11 foi para o município de Rafael Godeiro uma data histórica, especialmente para os trabalhadores na educação do município.

Foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, na noite de ontem, na Câmara Municipal de Rafael Godeiro, que se instalou excepcionalmente na noite de ontem na Escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima, para votar o PLANO DE CARGOS, CARREIRA e SALÁRIOS DOS PROFESSORES MUNICIPAIS.

Plateia lotada de Professores e alunos
A sessão foi a mais prestigiada da história do Parlamento municipal, pois estiveram presentes quase todos os professores municipais, um grande número de alunos e pessoas do povo.

Antes da votação do mérito do Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, que criava o PLANO DE CARGOS, CARREIRA e SALÁRIO DOS PROFESSORES , apresentada, foi lida e discutida uma Emenda da Bancada do PSB, fazendo algumas correções e alterações no projeto original enviado pelo município.

A Professora MÔNICA BRASILIANO, que havia se inscrito para falar em nome da classe trabalhadora na educação, fez discurso de cerca de 20 minutos em que traçou toda a trajetória da negociação envolvendo os professores e o município até a chegada daquele dia histórico de vitórias para a educação de Rafael Godeiro.

Professora Mônica, uma das principais negociadora e defensora do Plano
Elogiou o modo como a representante no município LUDMILA AMORIM se comportou durante toda a negociação que culminou com a elaboração de um plano moderno e que trazia grandes ganhos para os professores, disse que a emenda apresentada não retirava do plano nenhuma conquista dos trabalhadores na educação e fez outros comentários.

Vereador Sargento Carlos durante seu pronunciamento
O Vereador ANTONIO CARLOS DANTAS (PSB) usou a tribuna para explicar ponto a ponto o teor da emenda, corroborando com a Professora MÔNICA, que o Plano trazia enormes avanços para o Magistério Municipal e que a emenda era apenas para corrigir alguns pontos que existiam em duplicidade no texto do Projeto de Lei e outros que não fizeram parte do acordo entre professores e município e que no seu todo o Projeto era muito moderno e trazia ganhos para os operadores na educação do município.

Vereador Francisco Jaecio falando pela oposição
O Vereador FRANCISCO JAECIO (PC do B), também usou a tribuna para se pronunciar sobre o plano e orientou sua bancada para votar contra a emenda, mesmo com os argumentos da Professora MÔNICA e do Vereador ANTONIO CARLOS de que a emenda não trazia percas para os professores e assim foi feito.

A emenda foi colocada em votação e aprovada por 06(seis) votos a favor e 03(três) contra, todos dos vereadores do PC do B.

Professores discutindo a redação final do projeto
Após a aprovação da emenda foi distribuído para os vereadores a REDAÇÃO FINAL do Projeto de Lei 073/2011, de autoria do Município de Rafael Godeiro, para discussão e votação, sendo dado um intervalo de 10(dez) minutos para que os professores e vereadores pudessem ler a nova redação com as alterações introduzidas pela emenda da bancada do PSB.

A Sessão foi reiniciada e começou novamente a discussão agora acerca do Projeto em si. Novamente a Professora MÔNICA BRASILIANO falou em nome de sua classe trabalhadora na educação, argumentando novamente sobre a importância de se aprovar o Projeto e pedindo aos vereadores que votassem a favor, pois aquilo era fruto de uma conquista histórica dos professores.

O Vereador UNILSON FILHO (Bodim) desta feita também usou a tribuna para elogiar a maneira como foi conduzida a negociação pela representante do município. Fez vários comentários acerca da importância da aprovação do Projeto que criava o Plano de Cargos, Carreira e salários dos professores e antecipou que seu vota seria a favor do projeto e pediu a seus colegas para fazerem o mesmo.

Nesse momento chegou ao local onde se realizava a sessão o Prefeito Municipal que era o autor do Projeto e foi convidado a compor a mesa.

O Vereador JAECIO ainda falou e desta feita, tratando de assunto diverso a votação que se encaminhava e solicitou ao Prefeito que cedesse o ônibus do Município para que os alunos da Escola Estadual Rafael Godeiro pudessem fazer uma viagem de estudos para a cidade de Souza-PB o que foi atendido de pronto pelo Prefeito, que prometeu disponibilizar um ônibos para a referida viagem.

O último Vereador a usar a tribuna, foi novamente ANTONIO CARLOS DANTAS, fazendo defesa veemente do Projeto que criava o Plano e argumentando como todos os seus colegas pela aprovação, dizendo que essa era mais uma conquista da educação de Rafael Godeiro, pois tinha sido em RG que se começou a pagar o Piso Nacional dos professores na região. Falou e elogiou os professores pela colocação do município no quarto lugar no estado no IDEB e fez outras colocações.

O Projeto foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, mesmo os vereadores da oposição, talvez convencidos pelos apelos dos professores e dos vereadores da situação, mudaram sua intenção de voto e votaram a favor da aprovação do Projeto de autoria do Executivo Municipal, mesmo com a emenda, sendo convencidos de que ela não trouxe nenhum prejuízo aos professores.

Prefeito Abel Filho
Ao final o Prefeito Municipal Abel Filho usou a tribuna e contou sua trajetória de vida de estudante, fazendo um relato minucioso de como foi sua vida sofrida de estudante, desde a Escola Rural do Sítio Piranhas até a UFRN no curso de Medicina, relatou que passou 13 anos comendo de bandejão, em casas de estudantes e residências universitárias.

Abel filho e sua trilogia de vida estudantil (13 anos comendo de bandejão)
Conclamou os professores para um novo desafio, que era o criar cursinho para ensinar Língua Portuguesa e Matemática aos alunos do nono ano, para que estes pudessem entrar o IFRN no próximo ano, pois, segundo o Prefeito, se os professores topassem o desafio, a Prefeitura bancava o cursinho. Desafio aceito pelos professores.

A Professora MÔNICA ainda pediu ao prefeito para que construísse mais salas de aula na Escola Raimundo Nonato de Lima e o Prefeito se comprometeu em construí-las.

A sessão foi encerrada pela Presidenta RUBIANA PAIVA e após os professores fizeram grande mobilização com carro de som, ecoando músicas festivas de agradecimento aos vereadores pela aprovação do seu plano de carreira com fogos de artifícios pelas ruas de Rafael Godeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.