Email

pmrgodeiro@brisanet.com.br

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Calendário de vacinação de idosos é alterado nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste


Nos estados dessas regiões, pessoas com mais de 60 devem se imunizar entre 8 e 21 de maio. No Sul e Norte, está mantida a data já divulgada – de 24 de abril e 7 de maio

Problemas na entrega das doses de vacina contra a gripe comum, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, obrigaram o Ministério da Saúde a alterar o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

A estratégia, que começaria em todo o Brasil no próximo sábado, 24 de abril, teve o início adiado para 8 de maio, nos estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Nestas regiões, a vacinação dos idosos seguirá até 21 de maio. A alteração não trará qualquer prejuízo à saúde dessa população.

Já nas regiões Norte e Sul, permanece a data inicialmente prevista para vacinação dos idosos: de 24 de abril a 7 de maio.

A decisão por alterar o calendário foi tomada, na última sexta-feira, (16) pelo Ministério da Saúde e pelos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (CONASS) e Municipais (CONASEMS) de Saúde, após informe do Butantan sobre o atraso na entrega.
Estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro Oeste – 8 a 21 de maio

Nessas regiões, a campanha de vacinação contra a gripe comum para maiores de 60 anos terá seu início adiado para o dia 8 de maio, seguindo até 21 de maio. Aqueles que tiverem doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Nesse caso, os idosos poderão optar por antecipar a vacinação contra a nova gripe já a partir de 24 de abril, data inicialmente prevista para o início da vacinação do idoso.

Mas atenção: é necessário reforçar que os idosos que fizerem esta opção terão de voltar aos postos de vacinação mais uma vez, para tomar a vacina da gripe comum, entre 8 e 21 de maio.

Aqueles que optarem por aguardar até 8 de maio poderão tomar as duas vacinas de uma única vez. O Ministério da Saúde, o CONASS e o CONASEMS reforçam que a mudança nas datas não prejudica a saúde dos idosos.

Nos 17 estados dessas regiões, a nova etapa de vacinação dos idosos vai coincidir com a imunização dos adultos de 30 a 39 anos contra a influenza H1N1.

As doses de vacinas contra a gripe comum necessárias para vacinar os idosos das regiões Sudeste, Nordeste e Centro Oeste deverão ser entregues, em três remessas, conforme novo cronograma enviado pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde.

Fornecimento de vacinas contra a gripe comum por parte do Instituto Butantan

O Instituto Butantan, parceiro histórico do Ministério da Saúde e o único laboratório público brasileiro e da América Latina que produz vacinas contra a Influenza, informou, na última sexta-feira (16), que não poderá entregar todas as doses combinadas no prazo inicialmente estipulado para a campanha da vacinação do idoso contra a gripe comum.

Pelo contrato assinado entre o Butantan e o Ministério da Saúde, em 30 de dezembro de 2009, o fornecimento do total de doses necessárias para a campanha seria concluído até a primeira quinzena de abril. Desse quantitativo, 6,2 milhões de doses foram entregues até o momento – o que representa um terço do total. De acordo com o novo cronograma, as próximas remessas devem ocorrer em tempo de atender o novo calendário agora anunciado.

Além de fornecer o total de doses da vacina contra a gripe sazonal, por meio de um contrato de transferência de tecnologia com a empresa Sanofi-Pasteur, o Butantan também vem fornecendo 63 milhões de doses de vacinas contra a gripe H1N1 para todo o país.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.