Email

pmrgodeiro@brisanet.com.br

quarta-feira, 14 de abril de 2010

VEM AÍ O DIA DA AGRICULTURA FAMILIAR. É O APOIO DO BANCO DO NORDESTE FAZENDO PARTE DA SUA VIDA. PARTICIPE.


Banco do Nordeste e MDA promovem Dia da Agricultura Familiar

Natal (RN), 05 de abril de 2010 – O Banco do Nordeste, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realizarão, na próxima sexta-feira (9), no Parque de Vaquejada São João, em Assú, evento com cerca de mil produtores rurais para discutir políticas públicas agrárias de crédito, assistência técnica, capacitação e comercialização de alimentos. Chamada de Dia da Agricultura Familiar, a iniciativa passará por 65 Territórios da Cidadania do Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo até o final de junho.

No Rio Grande do Norte, os outros municípios a receberem o evento são Janduís, São Paulo do Potengi, Parelhas, Pau dos Ferros e Ceará-Mirim. Na oportunidade, a instituição financeira estará com uma agência itinerante para fazer a atualização cadastral de clientes.

Segundo o gerente executivo da Superintendência Estadual do BNB, Orlando Gadelha, esse procedimento serve para estreitar o relacionamento do homem do campo com o Banco. "Isso permite ao agricultor melhor conhecer o processo de concessão de crédito e, por consequência, agilizar sua tramitação . Além disso, a atualização cadastral traz outras vantagens como, por exemplo, ser avisado antecipadamente sobre o vencimento das parcelas, receber informações e boletos de pagamento no endereço cadastrado e efetuar o pagamento no seu próprio município, sem precisar se deslocar até a agência", diz.

“Tudo isso também contribui para que o produtor não perca o bônus de adimplência, que é o grande diferencial das operações com o Banco do Nordeste, com recursos do FNE”, ressalta Orlando Gadelha. Esse desconto é de 25% para clientes localizados no Semiárido e 15% em outras regiões.

Também serão contratadas operações de financiamento com produtores e assentamentos rurais, e equipes dos Programas de Microcrédito Orientado do Banco do Nordeste, Agroamigo (rural) e Crediamigo (urbano) estarão nos eventos com o intuito de divulgar os programas e realizar negócios.

Durante o Dia da Agricultura Familiar em Assú, trabalhadores poderão participar de oficinas de artesanato, terão orientação previdenciária, contábil e administrativa, bem como acesso ao Programa Compra Direta, do Governo Federal. Serviços como emissão de documentos, vacinação contra Influenza H1N1 e corte de cabelo também serão oferecidos.

Os eventos estão sendo realizados contando com o apoio das Células de Desenvolvimento Territorial e do Pronaf da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste, e envolvem agentes de desenvolvimento e gerentes de negócios do Pronaf em todo estado, que estão mobilizados em prol dos eventos, contando também com os gestores unidades que fazem parte de cada jurisdição territorial.

De acordo com o gerente executivo da Célula de Desenvolvimento Territorial da Superintendência do BNB, Marco Antonio Araújo Vieira, no Dia da Agricultura Familiar em Assú, alguns prefeitos da região terão a oportunidade de assistir, na Câmara Municipal, às 15h, a uma palestra sobre o Projeto Balde Cheio, tecnologia da Embrapa que está em implantação no Rio Grande do Norte, contribuindo para a modernização do setor e a melhoria da viabilidade dos negócios, particularmente da pequena propriedade leiteira.

A iniciativa conta com a parceria de instituições como Instituto Nordeste Cidadania (Inec), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Governo do Estado – por meio da Secretaria Estadual da Agricultura e Pesca (Sape) e Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (Seara) –, Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Norte (Fetarn) e prefeituras municipais.

Calendário dos Dias da Agricultura Familiar no Rio Grande do Norte:

•Assú: 09/04/2010

•Janduís: 26/04/2010

•São Paulo do Potengi: 03/05/2010

•Parelhas: 17/05/2010

•Pau dos Ferros: 11/06/2010

•Ceará-Mirim: 18/06/2010

Deyse Lene Santos de Moura
Assessora de Comunicação e Cultura
Banco do Nordeste
Superintendência Estadual do Rio Grande do Norte

Fonte : www.agriculturarg.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.